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terça-feira, 11 de setembro de 2012

O QUE É MELHORIA CONTÍNUA


O conceito de melhoria contínua está fundamentado na filosofia japonesa Kaizen e pressupõe a existência de desafios à capacidade de identificar as causas dos problemas e implementar soluções. De acordo com a Gestão da Qualidade, melhoria contínua é o conjunto de atividades planejadas e recorrentes, que visa aumentar a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos. Na maioria das empresas seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas anteriormente tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções.
Esquemas competitivos foram gerados baseados, principalmente, em performances individuais que ao invés de promover a cooperação e melhoria dos resultados gerou desgastes e “lutas” entre indivíduos e áreas, em nome do “estar fazendo o melhor”.
Dentro deste ótica surge uma grande revolução trazida pela Qualidade e Produtividade. Elas mostraram para todos os gerentes do mundo , tudo o que se pode obter quando se trabalha juntos na solução de problemas comuns. Quando os colaboradores focam objetivos comuns mudanças ocorrem na empresa e dentro deles próprios. A combinação de múltiplas inteligências individuais e funcionais resulta na soma de resultados nunca antes atingidos.
Kaizen: O Modelo de Melhoria Japonês

Kaizen é o termo japonês cujo significado literal é melhoria. O conceito implica um esforço contínuo (daí melhoria contínua), envolvendo todas as funções de todos os níveis da organização. O termo Kaizen é tão comum no Japão que é aplicado a todos os aspectos da vida. Utiliza-se o sistema Kaizen em termos de meio ambiente, sistema educacional, sistema rodoviário, relações externas etc. No trabalho, é muito comum que todos os colaboradores de uma organização se perguntem como, através deste procedimento, podem melhorar, máquina, pacote, produto etc. O Kaizen é aplicado em processos tanto de produção quanto processos de negócio e em produtos ou serviços.
Os benefícios são medidos a partir dos custos evitados, apesar de manter-se a melhoria da qualidade de produtos e serviços entregues aos clientes.
Muito cuidado
O sistema de melhoria contínua, como qualquer mudança de rotina numa instituição, deve ser implantado aos poucos, começando com palestras de conscientização de todos os envolvidos, para que as atividades decorrentes das mudanças necessárias passem a ser uma cultura da empresa e não uma imposição de cima para baixo, o que normalmente encontrará resistência e não prosperará. É necessário exercer os critérios da Comunicação Institucional dentro da empresa, para que os colaboradores sejam os primeiros a defender as mudanças, pois com os esclarecimentos necessários passarão a enxergar um horizonte promissor para os negócios da empresa e conseqüentemente para todos os colaboradores diretos e indiretos
Ivan

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