O
conceito de melhoria contínua está fundamentado na filosofia japonesa Kaizen e
pressupõe a existência de desafios à capacidade de identificar as causas dos
problemas e implementar soluções. De acordo com a Gestão da Qualidade,
melhoria contínua é o conjunto de atividades planejadas e recorrentes, que visa
aumentar a satisfação dos clientes, tanto internos quanto externos. Na maioria das
empresas seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos
a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas
tarefas aprendidas anteriormente tinha servido muito pouco, já que o uso do
intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado
pelas pessoas detentoras das funções.
Esquemas
competitivos foram gerados baseados, principalmente, em performances
individuais que ao invés de promover a cooperação e melhoria dos resultados
gerou desgastes e “lutas” entre indivíduos e áreas, em nome do “estar fazendo o
melhor”.
Dentro
deste ótica surge uma grande revolução trazida pela Qualidade e Produtividade.
Elas mostraram para todos os gerentes do mundo , tudo o que se pode obter
quando se trabalha juntos na solução de problemas comuns. Quando os
colaboradores focam objetivos comuns mudanças ocorrem na empresa e dentro deles
próprios. A combinação de múltiplas inteligências individuais e funcionais
resulta na soma de resultados nunca antes atingidos.
Kaizen:
O Modelo de Melhoria Japonês
Kaizen é o termo japonês cujo significado literal é melhoria. O
conceito implica um esforço contínuo (daí melhoria contínua), envolvendo todas
as funções de todos os níveis da organização. O termo Kaizen é tão comum no Japão
que é aplicado a todos os aspectos da vida. Utiliza-se o sistema Kaizen em
termos de meio ambiente, sistema educacional, sistema rodoviário, relações
externas etc. No trabalho, é muito comum que todos os colaboradores de uma
organização se perguntem como, através deste procedimento, podem melhorar,
máquina, pacote, produto etc. O Kaizen é aplicado em processos tanto de
produção quanto processos de negócio e em produtos ou serviços.
Os benefícios são medidos a partir dos custos evitados,
apesar de manter-se a melhoria da qualidade de produtos e serviços entregues
aos clientes.
Muito cuidado
O sistema de melhoria contínua, como qualquer mudança de
rotina numa instituição, deve ser implantado aos poucos, começando com
palestras de conscientização de todos os envolvidos, para que as atividades
decorrentes das mudanças necessárias passem a ser uma cultura da empresa e não
uma imposição de cima para baixo, o que normalmente encontrará resistência e
não prosperará. É necessário exercer os critérios da Comunicação Institucional
dentro da empresa, para que os colaboradores sejam os primeiros a defender as
mudanças, pois com os esclarecimentos necessários passarão a enxergar um
horizonte promissor para os negócios da empresa e conseqüentemente para todos
os colaboradores diretos e indiretos
Ivan
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