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quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A TEORIA E A PRÁTICA



                            Por razões obvias, vou omitir o nome da cidade, mas o fato em si serve de parâmetro para que possamos medir o nível de satisfação dos nossos clientes, bem como o seu interesse no negócio como um todo.
                             Recentemente, uma Prefeitura Municipal se viu envolvida pelos comerciantes locais, para que fizesse gestão junto ao comando da Polícia Militar daquela região, no sentido de aumentar o efetivo policial da cidade, pois o numero de assaltos no comércio estava alarmante. Em reunião com o comando da Polícia Militar, juntamente com o presidente da Associação Comercial e integrantes do Gabinete do Prefeito, chegou-se à conclusão que além da atuação da Polícia Militar, seria necessário adotar medidas de fortalecimento da Associação Comercial, para que em conjunto com a Prefeitura Municipal, pudessem acabar com os bares e comércios clandestinos da cidade, reduto de bebedeiras dos amigos do alheio. A Polícia Militar fez a sua parte, diligenciou, prendeu assaltantes, aumentou o efetivo, aumentou as rondas e a população e os comerciantes puderam voltar à normalidade. A Associação Comercial possuía quarenta associados e o município possuía potencial para no mínimo sessenta associados, de acordo com  levantamentos que fizemos juntamente com a Prefeitura Municipal.
                     Mas antes de partirmos para aumentar pura e simplesmente o numero de associados, resolvemos fazer uma pesquisa junto aos associados, para que pudéssemos avaliar a satisfação dos atuais associados, verificar o que poderia ser feito para aumentar o índice de satisfação dos mesmos para só depois passarmos para uma segunda etapa. No questionário que os nossos pesquisadores saíram a campo para preencher, haviam duas perguntas, cujas respostas nos deixou a todos desconcertados. Dos quarenta associados entrevistados, quatorze deles sequer sabiam onde funcionava a Associação Comercial e outros vinte e dois usavam apenas o sistema de consulta disponível na associação. Alguns comerciantes sequer sabiam se o município possuía Associação Comercial.
                                Como fazer uma campanha para aumentar os associados se os atuais não acreditam na Associação a que pertencem? A Caixa Economica Federal, ao inaugurar sua agência naquele município, enviou convites a todos os associados para comparecerem a um jantar onde seria apresentado a todos, as vantagens econômicas e financeiras que a caixa iria oferecer aos Associados. Compareceram apenas o Presidente, o Vice Presidente e um associado. Foi um fiasco generalizado e uma vergonha sem precedentes.
                               É mais comum do que se imagina esta falta de integração nas Associações Comerciais. O Presidente se dá por satisfeito em trazer cursos de empreendedorismo do SEBRAE, cursos de Marketing no Varejo, distribuição de prêmios no dia dos Pais, dia das Mães, dos namorados etc; e acredita que com isto está cumprindo com o seu papel. Ledo engano. Como qualquer empresa, é preciso ter visão, ser empreendedor e buscar saber o que pensam os seus associados, quais as suas carências e a partir daí adotar medidas que visem atender ao seu pessoal. As realidades comerciais são diferentes em cada município, os comerciantes pensam diferentes uns dos outros e se o presidente não estiver afinado com os pensamentos e aspirações dos integrantes da Associação Comercial, adotando medidas de interesse geral, vai ficar rezando para acabar logo o seu mandato, pois não suportará a mesmice e a falta de apoio dos associados.

Ivan Alves

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