Por
razões obvias, vou omitir o nome da cidade, mas o fato em si serve de parâmetro
para que possamos medir o nível de satisfação dos nossos clientes, bem como o
seu interesse no negócio como um todo.
Recentemente,
uma Prefeitura Municipal se viu envolvida pelos comerciantes locais, para que
fizesse gestão junto ao comando da Polícia Militar daquela região, no sentido
de aumentar o efetivo policial da cidade, pois o numero de assaltos no comércio
estava alarmante. Em reunião com o comando da Polícia Militar, juntamente com o
presidente da Associação Comercial e integrantes do Gabinete do Prefeito,
chegou-se à conclusão que além da atuação da Polícia Militar, seria necessário
adotar medidas de fortalecimento da Associação Comercial, para que em conjunto
com a Prefeitura Municipal, pudessem acabar com os bares e comércios clandestinos
da cidade, reduto de bebedeiras dos amigos do alheio. A Polícia Militar fez a sua parte, diligenciou, prendeu
assaltantes, aumentou o efetivo, aumentou as rondas e a população e os
comerciantes puderam voltar à normalidade. A Associação Comercial possuía quarenta
associados e o município possuía potencial para no mínimo sessenta associados,
de acordo com levantamentos que fizemos
juntamente com a Prefeitura Municipal.
Mas antes de
partirmos para aumentar pura e simplesmente o numero de associados, resolvemos
fazer uma pesquisa junto aos associados, para que pudéssemos avaliar a
satisfação dos atuais associados, verificar o que poderia ser feito para
aumentar o índice de satisfação dos mesmos para só depois passarmos para uma
segunda etapa. No questionário que os nossos pesquisadores saíram a campo para
preencher, haviam duas perguntas, cujas respostas nos deixou a todos
desconcertados. Dos quarenta associados entrevistados, quatorze deles sequer
sabiam onde funcionava a Associação Comercial e outros vinte e dois usavam
apenas o sistema de consulta disponível na associação. Alguns comerciantes
sequer sabiam se o município possuía Associação Comercial.
Como fazer
uma campanha para aumentar os associados se os atuais não acreditam na
Associação a que pertencem? A Caixa Economica Federal, ao inaugurar sua agência
naquele município, enviou convites a todos os associados para comparecerem a um
jantar onde seria apresentado a todos, as vantagens econômicas e financeiras que
a caixa iria oferecer aos Associados. Compareceram apenas o Presidente, o Vice
Presidente e um associado. Foi um fiasco generalizado e uma vergonha sem
precedentes.
É mais comum
do que se imagina esta falta de integração nas Associações Comerciais. O
Presidente se dá por satisfeito em trazer cursos de empreendedorismo do SEBRAE,
cursos de Marketing no Varejo, distribuição de prêmios no dia dos Pais, dia das
Mães, dos namorados etc; e acredita que com isto está cumprindo com o seu
papel. Ledo engano. Como qualquer empresa, é preciso ter visão, ser
empreendedor e buscar saber o que pensam os seus associados, quais as suas
carências e a partir daí adotar medidas que visem atender ao seu pessoal. As
realidades comerciais são diferentes em cada município, os comerciantes pensam
diferentes uns dos outros e se o presidente não estiver afinado com os
pensamentos e aspirações dos integrantes da Associação Comercial, adotando
medidas de interesse geral, vai ficar rezando para acabar logo o seu mandato,
pois não suportará a mesmice e a falta de apoio dos associados.
Ivan Alves
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