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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A EMPRESA ARROGANTE

Orelhudo


 


A culpa é da alta direção, que sem uma política correta de avaliação e treinamento, permitem que a situação chegue a este extremo


O problema já começa na contratação dos funcionários. A empresa arrogante não quer perder tempo em avaliar as qualidades de um funcionário e tentar trabalhar suas deficiências. Já o dispensa porque ele não preenche os requisitos básicos da empresa, ficando com a casa fica cheia de pessoas falsas que sabem o momento exato de colocar sua verdadeira personalidade pra fora, e, na maioria do tempo ficam encenando, atuando como se fossem artistas de uma peça de teatro. O cliente de um  restaurante de luxo pede ao garçom: “O senhor pode me trazer um pouco de óleo para a minha salada?”. O garçom, com um olhar arrogante, respondeu: “Não temos óleo para salada. Temos azeite, serve?” Quando ouvi isso, me perguntei: Será que o garçom não sabia que o cliente estava mesmo querendo azeite e apenas disse “óleo” como se chamava antigamente “óleo de oliva” ou “óleo para salada”?


Um dos maiores perigos da empresa é a arrogância que pode ser vista e sentida de várias formas. O gerente que se acha superior a tudo e a todos, que acha que sabe tudo, que não aceita opinião e se torna altamente insensível. Com isto ele contamina o ambiente e transmite aos seus subordinados a necessidade da imposição da arrogância para se dar bem. E isto reflete no atendimento aos clientes. As pessoas tornam-se arrogantes. E é uma grande tarefa dos líderes não permitir que isso aconteça. Nem sempre é fácil. Quando uma empresa é famosa, ou tem uma marca muito conhecida ou trabalha com produtos um pouco mais sofisticados, os colaboradores têm uma tendência a ficar arrogantes. Eles parecem confundir a fama da marca e da empresa ou mesmo de seus clientes com a sua própria pessoa e tornam-se arrogantes.


Há empresas que parecem pensar que comprar delas é um privilégio que poucos merecem e que os clientes precisam mais dela do que ela de clientes. Assim, não é incomum ver recepcionistas de hotéis de luxo tornarem-se arrogantes. Garçons de restaurantes famosos tornarem-se arrogantes. Balconistas de lojas de roupas de grifes famosas, tornarem-se arrogantes. Vendedores de automóvel de luxo, tornarem-se arrogantes. Por quê? Será que a marca com que trabalham lhes sobe à cabeça? Será que essas pessoas ficam contagiadas pelas arrogância de seus clientes ricos e famosos, muitas vezes, igualmente arrogantes? Por que será que as pessoas que trabalham nessas empresas perderam a sensibilidade e a humildade, muitas vezes esquecendo sua própria origem, quase sempre, simples?    A verdade é que ninguém mais está suportando a arrogância e é preciso tomar muito cuidado para não ficar de mãos abanando. Como sempre afirmo, temos hoje muitos concorrentes, com qualidade semelhante à nossa e preços iguais. Se tivermos uma postura arrogante, o mercado simplesmente nos trocará por concorrentes mais sensíveis e humildes, que valorizem sua equipe e os clientes. Cuide pois, para que sua empresa não se torne arrogante, antes que seja tarde demais. Pense nisso.


Sucesso!


Ivan Alves e Prof. Luiz Almeida Marins Filho



A EMPRESA ARROGANTE

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