Postagens populares

sábado, 27 de abril de 2013

OS DESAFIOS DA MOTIVAÇÃO

Incrivel motivação


 


Os constantes estudos e exemplos pelos quais a Adencon Consultoria tem mantido contato, revelam que a  motivação é fator primordial para o desenvolvimento pessoal e empresaria, e descobrir as ferramentas certas para os momentos certos é o desafio da grande maioria das empresas, uma vez que nem todos os problemas e muito menos as pessoas são iguais, e para cada tipo de situação uma medida deve ser calculada criteriosamente para alcançar seus objetivos.


Muitas vezes, a desmotivação acontece pela falta de transparência nas informações dentro das empresas, pela falta de desafios e principalmente pela falta de critérios de avaliação de desempenho. Reconhecer apenas o puxa-saco em detrimento dos demais que se desdobraram para alcançar objetivos é fator desmotivador. A grande questão é identificar quando o funcionário está começando a se desmotivar para facilitar a mudança da situação o quanto antes. Outra saída é fazer planos de avaliação de desempenho e planos de cargos e salários com regras e competências bem definidas. O empreendedor deve evitar o clima de incerteza. Não estar ciente dos planos e objetivos da empresa é um fator primordial para a desmotivação e desmobilização, além do fato de a dúvida gerar, naturalmente, fantasias que, na maioria das vezes, são vistas muito mais para o lado negativo do que para o lado positivo. Para o consultor de gestão de pessoas Eduardo Ferraz, “as pequenas e médias empresas têm um diferencial importante com relação às grandes, quando o objetivo é incentivar os funcionários. Apesar de geralmente elas não terem recursos para pagar bônus e prêmios por desempenho, a proximidade com os funcionários é uma vantagem. O próprio dono da empresa pode ser a maior fonte de inspiração para seus funcionários. Esse é um diferencial importante porque, nas grandes empresas, dificilmente o funcionário terá acesso direto aos diretores. Da mesma forma, se faltam recursos para aumento de salário, as pequenas e médias empresas podem colocar suas fichas em outras estratégias que tendem a conquistar a simpatia dos funcionários. Oferecer flexibilidade de horário, permitir que o funcionário saia mais cedo para fazer um curso, por exemplo”, ensina Ferraz.


Motive sua equipe!


1. Procure manter os líderes sempre bem perto dos colaboradores. O próprio dono da empresa pode dar palestras para orientar funcionários, contando a sua experiência.


2. Desafie a equipe com metas e novos projetos. Tenha certeza, porém, de que os desafios são possíveis de ser alcançados.


3. Faça pesquisas de clima organizacional e busque feedbacks constantes. Dessa forma, fatores que possam causar desmotivação serão descobertos logo e poderão ser combatidos.


4. Dê ao colaborador uma perspectiva de crescimento na empresa, criando planos de carreira e salários transparentes.


5. Ofereça flexibilidade de horário aos funcionários. Esse é um diferencial difícil de ser encontrado em empresas maiores, o que vai fazer com o colaborador valorize a oportunidade.


6. Sempre termine uma crítica com demonstração de confiança.


 


O problema é que muitos gerentes de pessoal, ou mesmo donos de empresas, tratam isso como um ato que parte só de um dos lados. Para o funcionário motivar-se, é obrigatório que a empresa em que ele trabalhe o faça se sentir motivado. Porque ser um funcionário motivado não é ele “vestir a camisa” na empresa, e quando sair não pensar no próximo dia.  A motivação de um funcionário, deve ser tratada como uma troca constante. Se é uma pessoa que tem ambições financeiras, a empresa deve lhe proporcionar um plano de crescimento. Caso a empresa não tenha algo nos moldes desejado pelo funcionário, ele entenderá que esta pode até não ser a empresa em que ele trabalhará por toda a vida. Entretanto, se ele não viver o presente numa pequena empresa, dedicando-se a ela, não será em outra que ele terá essa oportunidade. Até porque se ele quiser crescer na vida, o seu passado será pesquisado ao causar interesse em uma grande empresa. Se ele, por exemplo, quer ser diretor ou presidente de uma grande empresa deve saber que contará para ele como ele ajudou e alavancou aquela pequena empresa. Há também o caso de funcionários que não têm perspectivas extraordinárias, porque preferem uma vida simples a se matarem por algo que não vislumbram, preocupam-se mais com a felicidade no presente, ou como criar seus filhos. Seja esse uma secretária, faxineira ou pessoa hierarquicamente menos “importante” nas decisões estratégicas, ela faz parte da empresa e deve ser tratada como um alicerce. O funcionário saber disso o motivará a exercer seu papel também importante com amor e dedicação. A transparência é fundamental para o sucesso de todos.



OS DESAFIOS DA MOTIVAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário