Alguns empresários se assustam quando percebem que a empresa cresceu e a sua administração continua a mesma de muitas décadas anteriores. Dai surge a dúvida sobre quais medidas adotar para atualizar e adequar a sua administração aos tempos atuais da empresa. Alguns preferem deixar como está para ver o que acontece. Outros, um pouco mais conscientes sobre a necessidade de evolução mas ainda temerosos sobre as consequências de uma mudança inadequada, dão os primeiros passos em direção à mudança. Ao primeiro sinal da necessidade de dividir o poder, refazer suas estruturas, radicalizar nos setores que não estão acompanhando a evolução do negócio, em razão de um sentimento paternalista, sacrificam o negócio a médio e a curto prazo. Somente os ousados e visionários são capazes de compreender que a mudança é necessária sempre, para poder acompanhar a modernidade e as exigências de um mercado cada vez mais competitivo e refinado.
10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
Novas atitudes, novos valores e
objetivos. Os mais importantes estão presentes nestes dez princípios. Estas são
as mudanças que as empresas estão adotando ou virão a adotar quer queiram quer
não, como conseqüência da revolução da qualidade.
1.
TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:
A empresa precisa prever as
necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade
assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da
empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e
empregados.
2.
GERÊNCIA PARTICIPATIVA:
É preciso criar a cultura da
participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação
fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os
resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o
"efeito sinergia", onde o todo é maior que a soma das partes.
3.
CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS
A adoção de novos valores é um
processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente na
organização. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados
em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso
persistência e continuidade.
4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO
4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO
O avanço tecnológico, a renovação
dos costumes e do comportamento, levam a mudanças rápidas nas reais
necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que
ocorrem na sociedade [com o contínuo aperfeiçoamento] é uma forma de garantir
mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Além disso, não se pode
ignorar a crescente organização da sociedade civil, que vem conquistando novas
leis e regulamentos para a garantia dos produtos e serviços.
5.
DESENVOLVIMENTO DE RH
É possível ter o máximo controle sobre
os empregados, determinando normas rígidas, supervisionando, fiscalizando. Mas
nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles
que acreditam no trabalho.
6.
DELEGAÇÃO
O melhor controle é aquele que
resulta da responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos
divinos – onipresença (estar presente em todos os luagres), onisciência (ter
conhecimento de tudo) e onipotência (poder absoluto) - seria fácil ao
empresário desempenhar a mais importante missão dentro da organização:
relacionar-se diretamente com todos os clientes, em todas as situações. Mas
como ninguém tem estes poderes, a saída é delegar competência.
7. GARANTIA DA QUALIDADE
7. GARANTIA DA QUALIDADE
A base da garantia da qualidade está
no planejamento e na sistematização [formalização] de processos. Esta
formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil
acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.
8.
NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS
O padrão de desempenho desejável na
empresa deve ser o de "Zero Defeito". Este princípio deve ser
incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da
perfeição em suas atividades.
9.
GERÊNCIA DE PROCESSOS
A gerência de processos, aliada ao
conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da
empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os
processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.
10.
DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES
A implantação da Qualidade Total tem
como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa.
Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os
planos empresariais.
Estes são os principais fundamentos
a serem adotados nas empresas que não pretendem sair do mercado por absoluta
incompetência de seus administradores. Sem o controle total, sem o controle da
qualidade total, em algum lugar reside um erro imperceptível que mais cedo ou
mais tarde será o causador de um desastre.
Ivan Alves
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